sexta-feira, 10 de setembro de 2010  
Home
Busca/search
 Institucional  |  Empresas Associadas  |  Benefícios do Associado  |  Contribuição Patronal  |  Fale Conosco  |  Solicitações ao SINDIEX 

  Realizações Sindiex
  Responsabilidade Social
  Fotos Eventos Sindiex
  Legislação
  Dados Econômicos
  Fontes de Pesquisa
  Publicações Sindiex
  Eventos Externos
  Curiosidades
  Ranking Fundap





Mudança evita fechamento de aeroporto em dia de chuva

Os dias chuvosos e com neblina forte não serão mais empecilho para o pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto Eurico Salles, em Vitória. Com o novo procedimento (um diferente ângulo de descida e outra altitude que possibilita maior visibilidade) que será adotado pela Infraero, a partir de amanhã, de pouso pela cabeceira sul da pista, os aviões poderão pousar mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis.

Com a mudança a cabeceira sul da pista (na direção dos Bairros Mata da Praia e Jardim da Penha) também poderá ser utilizada nos dias chuvosos e de forte neblina. Atualmente, em condições meteorológicas adversas, apenas a cabeceira norte da pista (na direção de Jardim Camburi e Serra) pode ser utilizada.

A mudança, que passará a ser adotada pela Infraero foi estabelecida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Para a adoção do novo procedimento não houve a instalação de nenhum novo equipamento no terminal aeroportuário da Capital. De acordo com informações obtidas na tarde de ontem, a solicitação ao Decea foi feita pelo governo estadual.

O Decea fez os estudos necessários e determinou à Infraero a adoção do novo procedimento. A ponte entre o governo estadual e o Decea, que contribuiu para agilizar os estudos, teria sido um ex-funcionário da autarquia, com amplo conhecimento das limitações do Aeroporto da Capital, que hoje atua em uma companhia do setor privado.

De acordo com a Infraero, em dias com condições normais de navegação aérea os procedimentos continuarão os mesmos que os utilizados hoje. Ou seja, a utilização das duas cabeceiras da pista. Nos períodos de chuva e neblina o procedimento de pouso e decolagem, hoje feito somente na cabeceira norte poderá ser feito também na cabeceira sul.

Segundo a Infraero, hoje, em situação de chuva ou neblina, as aeronaves que chegam pelo lado sul, procedentes do Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, precisam contornar todo o espaço aéreo (na direção da BR 101) para pousar na cabeceira norte. Nessa condição, há um acréscimo de cerca de dez minutos no voo, tempo considerado bastante significativo.

Conforme a assessoria da Infraero, nos dias de chuva é a direção e a intensidade dos ventos que poderão levar ao fechamento do aeroporto, como aconteceu no ano passado. A mudança do ângulo e da altitude possibilitará o pouso na cabeceira sul da pista, também em dias chuvosos. Só para lembrar, no ano passado, no período de 27 de outubro a 2 de novembro de 2009 foram cancelados 188 voos.

O principal motivo do cancelamento dos voos e do fechamento do aeroporto, segundo a Infraero foi a intensidade e a direção dos ventos. As chuvas e a neblina também contribuíram para a suspensão dos voos, mas o fator preponderante foi mesmo os ventos. Com o novo procedimento, o fechamento do aeroporto poderá ocorrer se os ventos forem muito intensos.

O principal benefício do novo procedimento, segundo a Infraero, "é maior fluidez na liberação do espaço aéreo e na utilização da pista", em condições meteorológicas adversas. Outro benefício apontado pela Infraero é o ganho que as empresas aéreas terão com a economia de combustível e a redução no tempo de operação.

Outra vantagem apontada pela Infraero é a melhoria das operações autorizadas pela torre de controle. Os novos procedimentos, segundo a empresa, possibilitarão mais segurança do tráfego aéreo nas operações de pouso e decolagem.

Cancelamentos
188 pousos
Foram cancelados no Aeroporto de Vitória durante as chuvas que ocorreram em outubro e novembro do ano passado na Capital.

Entenda o caso
Fechado
Entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro de 2009, o Aeroporto de Vitória permaneceu fechado para pousos e decolagens. No período, a Infraero computou o cancelamento de 188 voos.

Equipamento
O fechamento do terminal por período tão longo fez com que o governo estadual fizesse nova solicitação à Infraero para instalar o ILS (Instrument Landing System), um sistema que facilita o pouso de aviões em condições climáticas ruins.

Pedido
O primeiro pedido do governo foi feito em agosto de 2007. Na oportunidade, o governador Paulo Hartung encaminhou carta ao presidente Lula pedindo a instalação do equipamento no Aeroporto da Capital capixaba. Na época, o custo estimado do ILS era de US$ 2 milhões.

Polêmica
O pedido do governo, entretanto, gerou polêmica e até hoje não foi atendido. Especialistas afirmaram que a instalação do equipamento no atual aeroporto não adiantaria, porque haveria a necessidade de ampliação da pista, para que pudesse funcionar em todo o potencial.

Expectativa
A expectativa é que ILS venha a ser instalado nos próximos anos, quando forem concluídas as obras do projeto de modernização e ampliação do Aeroporto Eurico Salles. O projeto prevê a ampliação da atual pista e a construção de outra com maior extensão.

A Gazeta

Leia Também
29/01/2009 Nova licitação para aeroporto
29/01/2009 Lula promete a Hartung que obras do aeroporto serão retomadas
05/02/2009 Aeroporto: acordo que garante ampliação do terminal está próximo
12/02/2009 Licitação do aeroporto ainda está indefinida
06/03/2009 Governo desiste de privatizar aeroportos do País
Home Voltar Versão para Impressão Divulgar
Institucional  |   Empresas Associadas  |   Benefícios do Associado  |   Contribuição Patronal  |   Realizações Sindiex  |   Responsabilidade Social  |   Fotos Eventos Sindiex  |   Legislação  |   Dados Econômicos  |   Fontes de Pesquisa  |   Publicações Sindiex  |   Eventos Externos  |   Curiosidades   |   Contribuição Patronal  |   Eventos Sindiex  |   Ranking Fundap
Av. Nossa Senhora da Penha, 699, Torre A - Conjunto 701, Santa Lúcia - Vitória - ES - Cep: 29.056-250 - Tel.(27) 3315 1831 - Fax.(27) 3315 0153
Copyright © 2008 Sindiex. All rights reserved - Powered by: Best View