25/11/2021
Empresários, entidades e autoridades marcam presença

Além dos homenageados, outros convidados, entre empresários, representantes de entidades e autoridades, também foram e continuam sendo importantes para a manutenção do Fundap. Confira os depoimentos de alguns participantes da solenidade.

“O Fundap foi muito importante para criação de uma cultura internacionalizada no Espírito Santo e no desenvolvimento da vocação logística do Estado, além de ter sido impulsionador de grandes operações e projetos institucionais”.

Gabriel Feitosa, subsecretário de Estado para Atração de Investimentos e Negócios Internacionais

“Para a Receita Federal do Brasil, o Fundap trouxe um desenvolvimento econômico saudável para o Espírito Santo. Temos, hoje, uma das alfândegas com melhor desempenho do Brasil”.

Douglas Fonseca Coutinho, auditor da Receita Federal

“O Fundap é uma das principais fontes de receita de desenvolvimento do Bandes. Isso porque contribui na atração de negócios, geração de empregos e manutenção da renda de grandes empresas”.

Munir Abud de Oliveira, presidente do Bandes

“Comemoramos os 50 anos do Fundap em um ambiente completamente diferente de quando o incentivo foi desenvolvido. Temos, no Espírito Santo, um ambiente muito propício à logística e, por isso, o Fundap deu tão certo”.

Marcelo Santos, deputado estadual

“Além de ser importante para a economia, o Fundap é importante para a vida dos capixabas. Os incentivos tributários, quando bem geridos, geram novas oportunidades, crescimento e acréscimo de receita. É um potencializador econômico e socioeconômico”.

Rachel Freixo, subsecretária de Estado de Competitividade

“O Fundap nasceu para estimular  o empreendedorismo e transformar o Espírito Santo em um centro de distribuição logística. Todo esse processo contribuiu, e ainda contribui, com o desenvolvimento do setor de rochas ornamentais capixaba”.

Frederico Robison, vice-presidente e conselheiro do Sindirochas

“Numa bela e emocionante cerimônia de comemoração dos 50 anos do Fundap, foram homonageadas as empresas e as pessoas responsáveis pela criação e pela manutenção do beneficio que atrai muitos negócios para o Espirito Santo. Com tantos anos de história, o Fundap é essencial para a economia capixaba, trazendo investimentos, gerando empregos e incrementando a cadeia logística do Estado”.

Valeska Silly Vasconcellos, gerente comercial da Soimpex

“Os 50 anos do Fundap precisam ser muito comemorados. Afinal, a economia do Espírito Santo foi bastante favorecida com a criação desse incentivo, não só no que se refere a expertise gerada, mas toda uma cadeia de serviços conexos ligados ao comércio internacional. No entanto, penso que nós precisamos continuar olhando para frente, para que o estado do Espírito Santo possa ter uma infraestrutura logística de portos, rodovias e ferrovias, que nos sustentem na nossa posição geográfica privilegiada, sem uma dependência muito forte de incentivo fiscal”.

Luis Reis, diretor executivo da Vila Porto