26/07/2021
Codesa autoriza manobras noturnas no Porto de Vitória

Navios com comprimento entre 206 e 220,99 metros, com calado máximo de até 10,67 metros, estão autorizados a acessar o Porto de Vitória após às 23h. A decisão foi publicada pela Codesa, no último dia 29, após alguns meses de trabalho e reuniões intensas entre a companhia, o Sindiex, a Capitania dos Portos e outras entidades representativas do setor.

Breno Sasso, coordenador do comitê de logística do Sindiex, lembra que a entidade vem lutando há bastante tempo pela autorização da navegação noturna no Porto de Vitória e, por isso, essa é uma grande vitória para o setor. “Já em um curto prazo de tempo, enxergamos que o maior benefício é que teremos um aumento no fluxo de navios aqui no Estado, aumentando a oferta, reduzindo custos e alavancando nossa competitividade em relação a outros portos no país”, pontuou.

A nota oficial divulgada pela Codesa reforça que a Resolução 23/2021, que autoriza as manobras noturnas com aval da Capitania dos Portos, está restrita aos navios com 206 a 220,99 metros, com calado máximo de até 10,67 metros e condicionada aos holofotes do Clube Álvares Cabral estarem desligados, respeitando o horário após às 23h.

Crédito da foto: Jefferson Pancieri/Setur-ES