25/02/2021
Receita publica posição sobre tributação de incentivos fiscais de ICMS

Através de uma posição publicada no último mês de dezembro, a Receita Federal reafirmou a restrição do conceito de subvenção de investimentos, facilitando a tributação de incentivos fiscais de ICMS. A Solução de Consulta Disit nº 1009 esclarece que, para serem retirados da base da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) – a mesma do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) -, os benefícios precisam ter sido concedidos como estímulo à implantação ou expansão de empreendimentos econômicos.

Para esclarecer o tema aos associados do Sindiex, a assessoria jurídica da entidade lembrou que a partir da edição da Lei Complementar nº 160, em agosto de 2017, entrou em discussão a possibilidade condicionada da exclusão das subvenções e dos incentivos fiscais de ICMS da base de cálculo do IRPJ e da CSLL. Dessa forma, a recente decisão – de 2020 – replicou e reafirmou algumas outras decisões que já haviam sido publicadas anteriormente nesta mesma linha.

A assessoria jurídica aconselha, ainda, que as empresas associadas fiquem atentas às decisões da Receita Federal, à legislação que concede incentivos fiscais de ICMS, bem como aos termos e condições firmados com o governo estadual. Além disso, é necessário estar atento aos requisitos e condições para que subvenções para investimentos, tais como incentivos e benefícios fiscais do ICMS, não sejam computadas no lucro tributável; e para que recursos da subvenção sejam registrados em reserva de lucros para absorção de prejuízos ou aumento do capital social.