Notícias



13/10/2020
Iluminação do Porto de Vitória trará mais competitividade ao setor



Com a conclusão das obras de dragagem do Porto de Vitória, o Sindiex participa ativamente de reuniões estratégicas para traçar ações visando o aumento da competitividade do setor de comércio exterior do Espírito Santo. Dentre os pleitos tratados está a iluminação do canal de acesso ao Porto de Vitória.

Segundo explicou o diretor do Sindiex e coordenador do Comitê Técnico de Logística, Breno Sasso, desde a conclusão da dragagem, os órgãos competentes estão fazendo testes de manobras de navios utilizando o novo calado, que pode atingir até 12,5 metros de profundidade. Essas manobras são necessárias para a homologação final da dragagem.

“A conclusão da dragagem, mesmo que em fase final de homologação, já permite receber hoje, navios de navios de maior porte e aumentar a capacidade dos navios que já entram no canal de Vitória, o que é uma grande vitória. Porém, é muito importante também realizar adequações na iluminação do canal de acesso ao porto de Vitória”, lembrou.

Com a realização dessas adequações, os horários de manobrabilidade do canal e bacia de evolução serão ampliados, permitindo a operação dos navios de carga durante 24 horas, hoje, há restrições para entrada no canal de Vitória a noite. O resultado será aumento das rotas e da oferta desses serviços, trazendo redução dos custos operacionais do porto, gerando competitividade para o Estado e para os importadores e exportadores.

O complexo portuário do Espírito Santo é de suma importância para a economia capixaba e conta com diferenciais importantes, como a localização privilegiada, próximo a grandes centros urbanos e industriais, cadeia de excelência especializada em serviços de suporte ao comércio exterior, infraestrutura de armazenagem, com três portos secos que juntos totalizam mais 1,5 milhão de metros quadrados, sendo parte alfandegada e com investimentos elevados em tecnologia de ponta para movimentação, armazenagem e entrepostagem de produtos diversos.






Outras Notícias: