15/05/2020
Importações crescem 6% e exportações caem 23% no ES

Mesmo diante de um cenário incerto com a pandemia da Covid-19 atingindo as economias mundiais, o Espírito Santo foi na direção contrária – inclusive do Brasil – e registrou crescimento de 6,8% nas importações nos primeiros quatro meses de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pelo Sindiex apontam, ainda, que o crescimento somente no mês de abril foi de 46%.

De acordo com a entidade, esse aumento expressivo em abril foi motivado por importações de mercadorias do setor offshore, tais como tubos flexíveis de ferro e aço, válvulas, torneiras e outros dispositivos para canalizações, caldeiras e reservatórios no segmento. Nos primeiros quatro meses do ano, o Espírito Santo importou o equivalente a US$ 1,95 bilhão e, no mesmo período em 2019, foram US$ 1,83 bilhão.

No mesmo período, as exportações capixabas totalizaram US$ 1,88 bilhão, apresentando uma retração de 23% em relação aos quatro primeiros meses de 2019, quando o montante exportado foi de US$ 2,44 bilhões. A entidade explica que os principais segmentos que contribuíram com a forte queda foram minério de ferro e petróleo, por fatores como a redução do preço dessas commodities no mercado internacional..