13/11/2019
Desestatização da Codesa é tema de reunião entre entidades

Os impactos e os pontos de atenção a partir da desestatização da Codesa foram tema de uma reunião entre entidades representativas do comércio exterior e as empresas de consultoria PwC e Modal. O encontro, que aconteceu no final de outubro, reuniu representantes do Sindiex, Centrorochas, Centro do Comércio de Café de Vitória, Sindamares, Sindfer-MG, Asevila e outras instituições do segmento.

No encontro, os representantes das entidades puderam falar sobre suas perspectivas para o processo de desestatização, além de mapear ações para reduzir os impactos causados. O presidente do Sindiex, Marcilio Machado, reforçou que a medida é necessária. “O Estado é excessivamente burocrático, à exemplo da dragagem e da derrocagem da Baía de Vitória, que demoraram mais de 20 anos e ainda não estão com sinalização e homologação concluídas”, lembrou.

De acordo com a Codesa, ainda estão em andamento os estudos para a escolha do modelo de desestatização a ser adotado. Duas formas estão sendo analisadas: privatização e concessão à iniciativa privada. O Governo do Estado acredita que a segunda seja a melhor opção.

#AconteceSindiex

Lançamento – O Sindiex foi palco, na manhã desta quarta-feira (13), do evento de lançamento do 12º curso da Escola de Associativismo sobre o programa Jovens no Associativismo. Um dos maiores empreendedores do Estado, Jônice Tristão, marcou presença no evento.

Café da manhã – Na manhã desta terça-feira (12), o presidente do Sindiex, Marcilio Machado, participou de um café da manhã promovido pelo Ibef em parceria com a Vale. O encontro foi conduzido pelo diretor de Relações Institucionais da companhia, Sérgio Leite, e abordou os investimentos previstos para os próximos anos.

7º Fórum Liberdade e Democracia de Vitória – O presidente Marcilio Machado participou, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, da sétima edição do Fórum Liberdade e Democracia de Vitória. O evento teve debates essenciais para a construção social e reuniu empresários, políticos, filósofos, sociólogos e economistas referências em seus campos de atuação nacional e internacionalmente.

Reunião no gabinete do Marcos do Val – Após solicitação do Sindiex, o presidente da entidade e alguns representantes da diretoria se reuniram, no último dia 29, com o chefe de gabinete regional do senador Marcos do Val, Aminthas Loureiro, para apresentar propostas para desburocratização dos processos de importação de equipamentos médicos.

Reunião com a Sedes – A diretoria do Sindiex se reuniu, no último dia 14, com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Navarro, para apresentar algumas propostas do setor de importação para o comércio exterior do Espírito Santo.

Reunião Sindicomerciários-ES – Representantes do Sindiex participaram, no último dia 11 de outubro, de uma reunião com a diretoria do Sindicomerciários-ES, realizada na sede da Fecomércio.

Apresentação da Plataforma Digital – O presidente do Sindiex, Marcilio Machado, participou da Apresentação da Plataforma Digital da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em encontro realizado no último dia 08.