18/10/2019
Exportações e importações do ES crescem acima das do país

O comércio exterior do Espírito Santo vem apresentando, neste ano, um desempenho superior ao do país. Os números das importações e das exportações capixabas registraram, de janeiro a setembro, crescimento na comparação com os nacionais.

No Estado foram exportados US$ 7,05 bilhões FOB (Free On Board - preço de uma mercadoria posta a bordo com todas as despesas incluídas), uma alta de 15% em relação a igual período de 2018. Enquanto isso, a movimentação brasileira recuou 6%, passando de US$ 177,08 bilhões FOB, no ano passado, para US$ 167,2 bi FOB em 2019. As informações são do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex).

O aumento das exportações garantiu, inclusive, que o Espírito Santo ganhasse posições no ranking entre os Estados, saindo de um ano para o outro da 10ª colocação para a 8ª.

Os produtos que mais contribuíram para o bom desempenho foram: café, minério de ferro, petróleo, celulose, semimanufaturados de ferro e aço e plataforma de perfuração/exploração.

Já a importação avançou de US$ 9,91 bilhões FOB, em 2018, para US$ 11,56 bilhões FOB, em 2019, ambos considerando os nove primeiros meses do ano, ou seja, a movimentação cresceu 20%. Já o país registrou recuo de 1%. Em 2018, eram US$ 135,3 bi FOB e, em 2019, foram US$ 133,5 bilhões FOB.

O destaque das mercadorias ficou com automóveis, aeronaves, aparelhos de telefonia, carvão mineral e equipamentos hidráulicos. No ranking, o ES ficou em nono lugar, uma posição acima da conquistada em 2018.

Fonte: Beatriz Seixas - A Gazeta