05/08/2019
Sindiex comemora 27 anos com palestra do vice-presidente do Brasil e homenagem a personalidade do setor

Os principais empresários, autoridades e profissionais ligados ao setor de comércio exterior do Espírito Santo se reúnem no próximo dia 29, no Itamaraty Hall, para solenidade em comemoração aos 27 anos do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex). O evento contará com participação do vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, que fará palestra para mais de 400 convidados da entidade.

Além da presença de Mourão, um dos momentos mais esperados pelos participantes e que promete ser o ponto alto do almoço-palestra é a entrega do prêmio Personalidade do Comércio Exterior – uma forma de homenagear uma pessoa que teve uma importante contribuição para o setor nos últimos meses.

Ao falar do futuro do segmento, o presidente do Sindiex, Marcilio Rodrigues Machado, vislumbra um futuro otimista. “Com ética e transparência, o Sindiex continuará promovendo a representação dos interesses, a defesa dos direitos e a satisfação dos associados nos próximos anos, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do comércio e serviços de importação e exportação”, pontuou.

Principais feitos

Fundado em maio de 1992 por um grupo de 40 empresários atuantes no setor de comércio exterior, o Sindiex nasceu para defender os interesses dos associados em todas as esferas do poder público e privado em um estado com forte vocação e posição geográfica privilegiada.

Ao longo dos últimos 27 anos, foram muitas conquistas, entre articulações técnicas e políticas para a convalidação dos incentivos fiscais a nível federal e, principalmente, a luta pela continuidade das operações de Fundap e Invest-ES; atuação recente junto aos governos federal e estadual para anulação da Portaria 183, do Mapa, com o objetivo de incluir a habilitar os recintos situados no Espírito Santo nos procedimentos de reinspeção de produtos de origem animal; e realização de ações institucionais e técnicas junto aos órgãos anuentes visando a redução de prazos de análise e liberação de produtos importados.