15/04/2019
Falta de investimentos trava economia nacional

A avaliação foi realizada na última semana durante o evento Análise de Cenários, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em Novo Hamburgo/RS. O palestrante do encontro, o doutor em Economia Marcos Lélis, disse ainda que a economia brasileira perdeu a "capacidade de arranque" e que o problema é mais estrutural do que conjuntural.

Quanto ao cenário externo, Lélis destacou que em 2019 o mundo vem sentindo com mais força a crise provocada pela guerra comercial entre Estados Unidos e China, com um desaquecimento maior da economia norte-americana. "O PIB mundial vai desacelerar, mas não será a mesma catástrofe de 2009", projetou, ressaltando que a queda do PIB global deve ser de 0,2% neste ano. O economista previu, ainda, que o dólar ficará, no melhor dos cenários, em R$ 3,72 até junho de 2019.

Fonte: Aduaneiras