06/11/2018
Presidente Kennedy pode ganhar Zona de Processamento de Exportação

Um Projeto de Lei (PL) do ex-senador Sérgio de Castro, que é primeiro suplente do senador Ricardo Ferraço, pode viabilizar a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Presidente Kennedy, no extremo sul do Estado, mesma localidade do projeto do Porto Central.

O presidente do Sindiex, Marcilio Machado, e a gerente executiva da entidade, Marcia Murad, participaram de uma reunião sobre o assunto, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), no último dia 15. Também estavam presentes os representantes do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, do Governo do Estado e do Porto Central, além de representantes da ArcelorMittal, Fibria/Portocel e Frisa.

Além de trazer mais dinamismo econômico, a criação de uma ZPE em Presidente Kennedy teria a vantagem da localização próxima ao Porto Central. A proposta está na pauta da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo para votação e, se passar, segue para o plenário.

Compete aéreo – O presidente do Sindiex, Marcilio Machado, participou da assinatura do Compete-ES aéreo, que aconteceu nesta terça-feira (30), na Sedes. Na ocasião, as companhias aéreas e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas assinaram um termo onde se comprometem a ampliar o número de voos para terem direito à redução de imposto.

Reunião SFA ES – Representantes do Sindiex participaram, nesta terça-feira (30), de uma reunião na Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SFA ES). Na pauta, os problemas enfrentados pelo setor produtivo do Estado em decorrência da verticalização.

Reunião com as entidades – No último dia 24, o presidente do Sindiex, Marcilio Machado, a gerente executiva Marcia Murad e demais membros da entidade se reuniram com representantes do CCCV e do Centrorochas para definir os pleitos que serão encaminhados aos novos deputados estaduais e federais, aos senadores e ao governador eleito.

Fecomércio – A alteração do Estatuto da Fecomércio-ES e a nova forma de contribuição foram assunto de uma Assembleia Geral Ordinária na entidade. Representantes do Sindiex participaram do encontro, que aconteceu no último dia 16.

Reuniões com a Anvisa – No início de outubro, representantes do Sindiex participaram de duas reuniões com a Anvisa para tratar do despacho dos prazos das Licenças de Importação (LI’s).