06/11/2018
Log-In realoca embarcação para substituir navio em manutenção no Porto de Vitória

Após reuniões e acompanhamento da equipe do Sindiex, a Log-In e a MSC realocaram, no último dia 18, o navio Stellar Willemstadt no Porto de Vitória para substituir o Log-In Resiliente, que foi retirado para manutenção emergencial em meados do mês de setembro e causou atrasos nas operações das empresas de comércio exterior capixaba.

O navio substituto já está fazendo a rota Vitória x Santos e as operações estão sendo normalizadas aos poucos, mas a entidade continuará acompanhando os desdobramentos do assunto para que não haja prejuízo às operações das empresas associadas. Já o prazo previsto para o fim da manutenção no Log-In Resiliente é de 60 dias.

MAPA

Diante dos prejuízos sofridos pelos importadores capixabas após a transferência da coordenação responsável pela inspeção de produtos de origem animal da regional Espírito Santo para Minas Gerais, o Sindiex encaminhou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) uma notificação extrajudicial requerendo que sejam adotados no Espírito Santo os mesmos procedimentos de inspeção e reinspeção utilizados em outros estados.

Entre as medidas, a nova coordenação exige que os importadores desovem todos os contêineres com produtos de origem animal para a reinspeção, o que está resultando em entraves nas operações logísticas nos terminais, além de prejuízos financeiros e aumento do tempo para conclusão do despacho aduaneiro.