11/07/2018
China faz protesto solene contra taxação de US$ 200 bi pelos EUA contra produtos chineses

Um porta-voz do Ministério do Comércio da China expressou nesta quarta-feira (11) protesto solene contra o anúncio pelos Estados Unidos de uma lista de tarifas de US$ 200 bilhões sobre produtos chineses.

“Os Estados Unidos divulgaram a lista de tarifas de uma maneira agravada. Isso é totalmente inaceitável e expressamos nosso solene protesto contra isso”, disse o porta-voz.

“Ao fazer isso, os Estados Unidos estão machucando a China, machucando o mundo todo e se machucando. O ato irracional vai contra a vontade das pessoas.”

“A China está chocada com o que os Estados Unidos fizeram. Para defender os interesses importantes da nação e os interesses fundamentais do povo, o governo chinês, como sempre, será forçado a tomar contramedidas necessárias. Enquanto isso, esperamos que a comunidade internacional defenda conjuntamente as regras do livre comércio e o regime multilateral de comércio e combata a intimidação comercial.”

“Apresentaremos imediatamente uma queixa adicional à OMC sobre os atos unilaterais dos Estados Unidos.”

Fonte: Comex do Brasil