Notícias



09/07/2018
EUA iniciam maior guerra comercial na história econômica, diz Ministério do Comércio da China



EUA iniciam maior guerra comercial na história econômica, diz Ministério do Comércio da China

Ao aplicarem nesta sexta-feira  (6) tarifas adicionais de 25% sobre produtos chineses no valor de US$ 34 bilhões, os Estados Unidos iniciaram a maior guerra comercial na história econômica, disse um porta-voz do Ministério do Comércio da China.

Essas tarifas violam as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e representam uma típica “intimidação comercial”, constituindo uma ameaça grave para a segurança das cadeias de indústria e valor mundiais.

Além disso, minará a recuperação econômica mundial e causará distúrbio no mercado mundial, além de ser um golpe para muitas multinacionais, empresas e consumidores comuns.

Em vez de servir os interesses das companhias e pessoas dos EUA, a medida se provará ser contraproducente e prejudicial.

O lado chinês, tendo prometido não dar o primeiro tiro, é forçado a iniciar contra-ataques para proteger os interesses nacionais essenciais e os interesses de sua população.

A China informará as situações relevantes à OMC a tempo e ficará ao lado de outros países na defesa do livre comércio e dos mecanismos multilaterais.

O ministério também reiterou o compromisso inabalável da China para aprofundar a reforma e expandir a abertura, proteger o empreendedorismo, fortalecer a proteção de direitos de propriedade intelectual e criar um bom ambiente comercial para as companhias de investimento estrangeiro na China.

A pasta avaliará continuamente o impacto sobre as companhias afetadas e tomará medidas efetivas para oferecer apoio para elas.

Fonte: Comex do Brasil

 






Outras Notícias: