30/08/2016
Entidades do comércio exterior se reúnem com representantes do Açu

A diretoria do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado (Sindiex) e dirigentes do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais do Estado (Centrorochas) e do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) se reuniram no último dia 10 com representantes do Porto de Açu para discutir projetos futuros para o segmento de comércio exterior capixaba.

Após uma apresentação das potencialidades do empreendimento pela Prumo Logística, desenvolvedora do Porto de Açu, os empresários capixabas expuseram algumas dificuldades enfrentadas, principalmente, pelos setores de café e de rochas ornamentais, que estão exportando mais de 85% de suas cargas por outros portos brasileiros. Grupos de trabalho serão criados para discutir e desenhar formas de operacionalizar as cargas exportadas e importadas por empresas capixabas pelo porto.

O Porto de Açu fica na cidade de São João da Barra, no Rio de Janeiro, e já está em operação, atendendo empresas como NOV, Technip, Edison Chouest e Wärtsila.  A capixaba Marca Ambiental, especliazada em multitecnologias de gerenciamento integrado de resíduos, também fechou contrato para operar um centro para prestação de serviços de coleta, tratamento e disposição de resíduos em geral.