Comitê de Logística amplia diálogo e reforça papel estratégico do ES nas operações portuárias
Publicado em 02/07/2025 
Em meio a um cenário logístico cada vez mais desafiador, o Comitê de Logística do Sindiex tem atuado como um espaço estratégico de articulação, levantamento de entraves e busca por soluções que impactam diretamente o dia a dia das operações de comércio exterior no Espírito Santo. Com uma atuação técnica e propositiva, o grupo – coordenado por Breno Sasso, Valeska Vasconcellos e Carlos Domingos – tem conduzido uma agenda contínua com terminais, armadores, órgãos anuentes e autoridades portuárias para garantir mais fluidez e eficiência nas operações. Entre os pontos discutidos pelo comitê estão os congestionamentos nos terminais, dificuldades na retirada de contêineres em depots e o atraso nos processos com órgãos como ANVISA e MAPA. Soma-se a isso o impacto de paralisações como a greve dos auditores fiscais, que afetam diretamente o tempo de liberação de cargas. Frente a esse cenário, a atuação do Sindiex inclui o monitoramento constante das operações no Terminal de Vila Velha (TVV), reuniões técnicas com os principais operadores logísticos e visitas aos portos do estado com associados, com foco em melhorias práticas e diálogo direto. O comitê também atuou junto à ANAC e à Receita Federal em busca de soluções para atrasos na liberação de cargas com destino ao Espírito Santo no aeroporto de Guarulhos. A movimentação crescente de importações de veículos e exportações de café também têm sido acompanhadas de perto, assim como o retrofit dos portêineres no TVV, e o planejamento conjunto para ampliação da utilização de áreas portuárias, como a antiga HiperExport. As perspectivas para o setor logístico e portuário capixaba são positivas. A participação ativa do Sindiex na Modal Expo 2025, maior feira de logística do Espírito Santo, reforçou o potencial do estado como hub nacional, com infraestrutura em expansão e localização estratégica.
Além disso, o comitê acompanha de forma integrada o desenvolvimento de projetos como a ZPE de Aracruz, o Porto Central, e áreas multipropósito como Portocel e Imetame, além de monitorar a malha ferroviária que conecta o estado aos principais centros econômicos do Sudeste, como a EFVM, FCA e o projeto da EF-118. "A atuação do Comitê vai além do diagnóstico. Estamos buscando, junto aos associados e parceiros estratégicos, caminhos para uma logística mais ágil, multimodal e preparada para os desafios do comércio exterior moderno”, destaca a coordenação do Comitê de Logística do Sindiex.
Para fortalecer ainda mais essa atuação, o Sindiex convida os associados a compartilharem demandas, dificuldades ou sugestões relacionadas à prestação de serviços nos portos capixabas. A participação ativa das empresas é essencial para que o Comitê de Logística identifique gargalos, priorize pautas estratégicas e continue avançando em soluções que reflitam as necessidades reais do setor. As contribuições podem ser encaminhadas diretamente para a equipe da entidade, no e-mail sac@sindiex.org.br.
Comitê de Logística amplia diálogo e reforça papel estratégico do ES nas operações portuárias
|