Criação da entidade

O Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex) foi criado em maio de 1992 por um grupo de 40 empresários atuantes no setor de comércio exterior, num estado com forte vocação e posição geográfica privilegiada no Brasil. Atualmente, a entidade, que integra o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), reúne mais de 75 empresas do segmento, que representa 50% do PIB capixaba.

Ao longo dos anos, o sindicato cresceu, ganhou força empresarial e se tornou referência nacional na defesa dos interesses do setor de comércio exterior. A entidade se tornou ainda mais sólida com a abertura do comércio do Brasil, em 1993, quando ocorreu no Espírito Santo um boom das importações. O crescimento das operações, seja nas exportações ou nas importações, trouxe também o desenvolvimento do complexo portuário, das ferrovias e do aeroporto, fazendo do Estado sinônimo de logística e integração.

Cabe ao Sindiex defender o interesse de seus associados em todas as esferas do poder público e privado, objetivando o fortalecimento dos negócios e, consequentemente, das empresas envolvidas com a atividade. Além de todo suporte técnico e jurídico, a entidade oferece treinamentos e cursos para a qualificação profissional. Toda gestão é baseada num Modelo de Gestão de Excelência e em ferramentas como Planejamento Estratégico e Gestão Orçamentária.

Esses objetivos permeiam e permearam as ações de todas as diretorias eleitas na história do Sindiex. Foram elas:

Amâncio Picoli
(1992 a 1994)

Ronald Cruz Spósito
(1994 a 1995)

Arthur Carlos Gerhardt Santos
(1995 a 1997)

Evandro Coser
(1997 a 2000)

Severiano Alvarenga Imperial
(2000 a 2014)

Marcilio Rodrigues Machado